O seguro fiança é uma garantia locatícia que tem como objetivo assegurar o cumprimento das obrigações previstas em um contrato de aluguel. Essa garantia é contratada pelo inquilino e tem o proprietário do imóvel como segurado.
Dessa forma, caso haja inadimplência do locatário, quando este deixa de pagar os valores locatícios (aluguel + condomínio, IPTU, etc.), o locador é indenizado.
O seguro fiança está previsto na Lei do Inquilinato e é uma opção vantajosa tanto para o locador, quanto para o locatário. Sobretudo porque oferece segurança e tranquilidade para ambas as partes, além de facilitar a negociação.
Vale dizer, ainda, que o seguro substitui a figura do fiador e de outras garantias burocráticas como a caução, que exige até 3x o valor do aluguel.
O funcionamento do seguro fiança é bem semelhante a outros tipos de seguros que já conhecemos, como o de veículos ou o residencial. A principal diferença, nesse caso, é que no seguro fiança o inquilino realiza o contrato, mas é o proprietário que fica como beneficiado. Assim, é o dono do imóvel quem receberá as indenizações presentes na apólice.
A cobertura está relacionada aos pagamentos das taxas e dos valores mensais de aluguel. Sendo assim, caso o inquilino deixe de pagar o próprio aluguel, o proprietário será ressarcido.
Existe a possibilidade, também, de serem acrescentadas outras taxas, como contas de água, luz, ações de despejo, entre outras. A duração do seguro fiança depende do contrato, mas, normalmente, há a necessidade de se renovar anualmente.
A OTEC Imobiliária trabalha em parceria com as seguintes seguradoras: CREDPAGO, EuAcerto, Potencial, Porto Seguro, Tokio Marine.